Aplicativos são programas de software presentes em celulares Android, iPhone (iOS), e em outros diversos dispositivos inteligentes, como smart TVs.

 

Para ter acesso aos mesmos basta localizá-los na Loja Virtual (Play Store, para usuários Android ou App Store para usuários Apple iOS) e, em seguida, baixá-los e instalá-los seguindo as orientações do dispositivo que você tem em mãos.

 

1 - Plickers

O Plickers é um aplicativo que incentiva a interação entre educadores e estudantes a partir da criação de quizzes digitais em tempo real. A ferramenta permite uma avaliação através da plataforma, sem demandar o download do aplicativo pelos alunos. Basta que o professor tenha o app baixado e imprima cartões de realidade aumentada que são entregues em sala de aula. Cada estudante receberá o seu próprio cartão, e terá de manejá-lo de acordo com a resposta que escolher. O app tem um mecanismo de scanner ativado pela câmera do celular, que decodifica as respostas dos cards. É uma alternativa que permite a criação de atividades avaliativas mais dinâmicas.

Disponível: Android e iOS.

 

2 - G Suite for Education

O próprio Google oferece uma linha de aplicativos especialmente voltada para a educação. Conhecida como G-Suite for Education, essas ferramentas já vêm disponíveis gratuitamente tanto para o sistema Android quanto para iOS e podem ajudar a transformar a dinâmica da turma. Há uma gama de recursos a serem explorados, como por exemplo o Google Classroom plataforma unificada entre professores e estudantes que permite a gestão em sala de aula, o Google Forms, criação de formulários que permite respostas e sugestões anônimas, entre outras.

Disponível: Android e iOS.

 

3 - Arts&Culture

O aplicativo, criado em 2016, tem como finalidade permitir visitas virtuais à todos os museus e acervos do mundo. Aliás, a atualização da selfie veio só 2 anos depois de sua criação, que tinha como objetivo principal servir como material para qualquer pessoa interessada em saber mais sobre a cultura da humanidade.

Disponível: Android e iOS.

 

4 - LightBot

A programação tem ganhado espaço dentro do currículo escolar, e já é considerada uma competência importante para a nova geração. Oferece a oportunidade de aprender a codificar através de jogos e puzzles. O objetivo é desenvolver habilidades de lógica, sequenciação e condicionais, mas sem introduzi-las como conceito, apenas contando com os aspectos lúdicos dos games.

Disponível: Android e iOS.

 

5 - ProDeaf

Desenvolvido por uma startup brasileira, o ProDeaf é um aplicativo especialmente voltado para facilitar a comunicação e a inclusão de deficientes auditivos. Os softwares traduzem texto e voz em português para Libras – Língua Brasileira de Sinais. O app também realiza traduções inversas, caso você reproduza o sinal em Libras ele o transforma em texto e voz.

Disponível: Android e iOS.

 

6 - SDG

O SDG apresenta formato e objetivo diferente dos demais aplicativos citados nessa lista. Ele reúne todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fixados pela ONU, explica as metas para cada um e sugere locais de ação, de acordo com a sua localização geográfica, para ajudar a colocá-las em prática. Pode ser aproveitado para uma série de atividades e ações em conjunto na escola, envolvendo os estudantes com temas de responsabilidade social e ambiental.

Disponível: Android e iOS.

 

7 - Semper

A proposta do Semper é estender a motivação do estudante para além da sala de aula. Uma vez feito o download, toda vez que o usuário quiser desbloquear o telefone, terá de responder a uma questão didática corretamente. Há a opção de configurar o tipo de questão de maior domínio (as opções vão desde raciocínio lógico até conhecimentos em idiomas). Com uma interface fácil de acessar, o aplicativo incentiva o contato do usuário com os exercícios de uma maneira divertida.

Disponível: Android e iOS.

 

8 - Edmodo

É um sistema de microblog desenhado especificamente para professores e estudantes. Desta forma, docentes podem criar uma rede de tarefas para suas classes. É uma ferramenta poderosa de integração aluno-professor na internet.

Disponível: Android e iOS.

 

9 - KnowBook

É uma rede social em que os estudantes guardam e compartilham os seus conhecimentos de acordo com temas do seu interesse. Alunos e instituições podem participar dessa rede social, em que é possível adicionar conteúdo ao caderno virtual, criar grupos de estudos e buscar conteúdos por meio de hashtags.

Disponível: Android e iOS.

 

10 - Sou Genius

O aplicativo Sou Genius tem por objetivo ajudar pessoas a alcançar os seus objetivos por meio da educação e da evolução pessoal. Suas mensagens motivadoras diárias e os seus cursos estimulam o usuário a melhorar a qualidade dos seus estudos. As aulas podem ser assistidas tanto online quanto offline, por meio de cursos gratuitos e pagos.

Disponível: Android e iOS.

 

11 - Agenda do Estudante

Desenvolvido por alunos, Agenda do Estudante preza pela simplicidade e pela leveza. Ele foi pensado com o objetivo de ajudar tanto na organização quanto no planejamento das atividades dos estudantes. O aplicativo permite o controle dos horários de aulas, agendamento das provas e dos trabalhos e devolução de livros emprestados à biblioteca. Com a utilização da câmera do dispositivo é possível registrar anotações e cadernos.

Disponível: Android e iOS.

 

12 - Duolingo

Foi criado para auxiliar os estudantes que têm dificuldade em aprender novas línguas. Promete ensinar diversos idiomas, de maneira fácil, estimulando a escrita, a audição e a fala. Conforme os resultados dos exercícios, o aluno passa de nível e aprende novos conteúdos.

Disponível: Android e iOS.

 

13 - Gabaritar

Esse app contém diversos exercícios para fazer e muito conteúdo para estudar, além de ajudar o aluno a fazer um plano de estudo baseado nas provas que vai prestar. Conta ainda, com simulados para testar o conhecimento.

Disponível: Android e iOS.

 

14 - Ortografa!

Para uma consulta rápida, na hora de escrever determinadas palavras, sem a necessidade de andar com um dicionário, basta digitar uma frase no app Ortografa!. O aplicativo é capaz de mostrar se há algum erro e, se tiver, ele ensina como é a grafia correta.

Disponível: Android e iOS.

 

15 - Formulando

O app Formulando é um recurso que ajuda o aluno a memorizar até mesmo as fórmulas mais complicadas de uma maneira mais descontraída, por meio de um quis, para questões de matemática, química e física que são compostas por fórmulas.

Disponível: Android e iOS.

 

16 - LookBio

Um dos apps mais completos da área biológica, disponibiliza um enorme conteúdo, com explicações introdutórias e para as áreas de Bioquímica, Citologia, Taxonomia e Reinos. Além das explicações com ilustrações, há também vídeos comentados por professores.

Disponível: Android e iOS.

 

17 - Aplicativos Educativos

Não é um app, mas um site com inúmeras sugestões de aplicativos para a área educacional. Nele é possível conferir informações sobre os mesmos, bem como uma prévia antes de baixar.

Disponível em: aplicativoseducativos.com.br