01 - Ciência em Show Oficial

Ensinar Ciências de maneira descomplicada e descontraída. É isso que o trio de cientistas formado por Wilson Namen, Gerson Julião e Daniel Angelo faz no Ciência em Show. Todas as propostas estão fundamentadas em sólidos referenciais teóricos e levam uma visão moderna do ensino, que usa tecnologias e espaços diversos para facilitar a aprendizagem.

 

02 - Educa Responsa

Nesse canal, os vídeos produzidos pelos jovens protagonistas do Projeto Educa Responsa tratam de esclarecer dúvidas sobre como funciona o Grêmio Estudantil, além de dar dicas sobre como transformar sua escola em um lugar mais interessante.

 

03 - CINEstória

Como sugere o nome, o programa CINEstória utiliza o cinema para ensinar a História do mundo. O apresentador, Orlando Stieber, é um professor de Atualidades e História apaixonado pela sétima arte. Então, ele decidiu juntar seus dois amores. O resultado são vídeos muito interessantes.

 

04 - Manual do Mundo

É o lugar para você aprender de tudo! Por meio da Química e da Física, o dono do canal, Iberê Thenório, explica como fazer um abridor de garrafas magnético ou utilizar um celular e uma webcam para fazer um microscópio ou ainda reciclar papel em casa.

 

05 - Matemática com Professor Ferretto

O canal leva o nome do apresentador, e como diz o slogan: Professor Ferretto é mais Matemática. Sim, existe uma solução na internet para que você entenda a matéria mais complicada e tida por muitos como a grande vilã das notas vermelhas. Divirta-se e aprenda.

 

06 - YouTube Edu

Um portal de vídeos educativos no YouTube. Os conteúdos disponíveis são voltados para os níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, englobando as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa.

 

07 - Canal do Júlio

O personagem Júlio, do programa infantil Cocoricó, exibido pela TV Cultura, ganhou recentemente um canal no YouTube. Em seus vídeos, ele conta histórias, ensina brincadeiras e entrevista pessoas famosas.

 

08 - Cordel Animado

Criado pela poeta Mariane Bigio e sua irmã, a musicista Milla Bigio, o projeto mistura cordel com contação de histórias, música e sonoplastia. Aproximar as crianças de todo o Brasil das manifestações populares de Pernambuco, em especial a literatura de cordel.

 

09 - Palavra Cantada

Paulo Tatit e Sandra Peres são autores de grandes hits infantis que atravessam gerações, como “Bolacha de água e sal” e “Sopa”. No canal da Palavra Cantada, tem clipes das músicas, shows e muito mais.

 

10 - Helio Ziskind

São mais de 130 canções infantis, muitas delas premiadas, no currículo do artista, que assinou algumas das músicas mais conhecidas das infâncias brasileiras nos anos 90, como “Meu pé, meu querido pé”. Em 2017, Hélio Ziskind lançou um canal voltado para o público infantil no YouTube, o ZiS, que traz vídeos de animação e música para os pequenos.

 

11 - Varal de Histórias

Juçara Batichoti é contadora de histórias! Todo sábado, às 11h, ela conta uma história e, às quartas-feiras, às 19h, compartilha com as crianças a confecção dos recursos de contação que ela utiliza nos vídeos. Dentre os temas, estão diversidade, vínculos afetivos e o poder das histórias.

 

12 - Universidade das Crianças

Abrir o diálogo com as crianças sobre alguns assuntos pode ser sinônimo de esbarrar em detalhes complicados de explicar. Por exemplo: de onde vêm os bebês? Por que o corpo de meninos e meninas é tão diferente? Por que roncamos? Por que vemos colorido? Por que eu nasci dessa cor? Universidade das Crianças é um projeto da Universidade Federal de Minas Gerais, é um projeto de divulgação científica, que trabalha com crianças em oficinas e na produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros.