CONCURSO CULTURAL

“UM SLOGAN PARA NOVA PRATA”

 

 

 

 

 

O Município de Nova Prata, através de suas Secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Indústria, Comércio e Turismo, bem como do Conselho Municipal de Turismo, preocupados com a construção de uma identidade que represente a singularidade do povo pratense, promove contínuas ações em prol da cultura, da cidadania, da história e do desenvolvimento do turismo local, objetivando levar o nome da cidade, bem como seu patrimônio imaterial, para além de seus limites territoriais.

Diante desta preocupação, o município de Nova Prata apresenta o Concurso Cultural “Um Slogan para Nova Prata”, visando criar, com o auxílio da comunidade pratense, um slogan que identifique a cidade. O novo slogan pretende ser peça publicitária que identifique única e exclusivamente o município, com a intenção de ser elemento complementar a ser utilizada nas divulgações de Nova Prata.

O Concurso Cultural “Um Slogan para Nova Prata”, integrando as programações oficiais dos 92 Anos de Emancipação Política e Administrativa do Município de Nova Prata, convidará a comunidade pratense a elaborar, de forma criativa, a identidade de sua cidade.

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O município de Nova Prata completa, em 2016, 92 anos de Emancipação Política e Administrativa. Sua história, no entanto, vai muito além destes 92 anos: seu início é marcado pela presença dos Índios Coroados, primeiros habitantes do território que, posteriormente, foi ocupado pelos imigrantes em sua grande maioria, de origem alemã, italiana e polonesa. Desde então, a cidade teve seu início como um pequeno povoado, passando por Distrito de Alfredo Chaves, até tornar-se uma unidade autônoma em 11 de agosto de 1924.

Em seu processo de constituição ao longo da História, Nova Prata construiu uma identidade peculiar, fruto da miscigenação de culturas das várias etnias que aqui construíram o seu lugar para viver. O fator econômico, associado ao extrativismo mineral do basalto e ao forte complexo industrial moveleiro e da borracha, além da diversificada prestação de serviço e comércio, fizeram da cidade um importante pólo regional, expandindo suas identidades para além do âmbito municipal.

A cultura, a arte, a arquitetura, a culinária e, sobretudo, o carisma e a hospitalidade do povo, fazem da cidade um expressivo campo turístico do roteiro Termas e Longevidade, juntamente com os demais municípios da região. Tal vocação do povo pratense em bem receber seus visitantes, bem como o carinho que o mesmo tem e a forte ligação para com a sua cidade, impulsionam o Poder Público Municipal e seus respectivos órgãos ligados ao turismo e à cultura a buscarem, constantemente, as marcas que personalizam cidade.

Com base nesse pressuposto, o Poder Público Municipal convida a população pratense para participar desta busca por mais uma marca identitária para nossa querida cidade – o slogan de Nova Prata. Sendo assim, o Concurso Cultural “Um Slogan para Nova Prata” abre sua primeira edição em 2016 para toda a população pratense e simpatizantes da cidade a fim de contribuírem com a elaboração de slogans que identifiquem o município enquanto território turístico e cultural.

 

 

 

OBJETIVO

 

Promover a construção da identidade do povo pratense, bem como sua ligação afetiva para com a cidade por meio da criação de um slogan para a mesma.

 

 

 

METODOLOGIA

 

O Concurso Cultural “Um Slogan para Nova Prata” estará aberto para a participação de toda a população pratense. Também poderão participar do concurso simpatizantes da cidade. Será vetada a participação de funcionários públicos municipais e demais cidadãos ligados aos setores e órgãos da cultura e do turismo.

O concurso iniciará com sua divulgação nos meios de comunicação oficiais a partir do dia 15 de junho de 2016 – data oficial de abertura do mesmo. A partir de então, passará por quatro etapas: inscrição de slogans, seleção e análise pela Comissão Organizadora e Conselho Municipal de Turismo, votação online e premiação.

A inscrição de slogans, primeira etapa do concurso, acontecerá de 15 a 26 de junho de 2016. A inscrição será feita de forma online no site da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (www.smecnp.com.br) e do Município de Nova Prata (www.novapratars.com.br). Em ambas as páginas, será disponibilizado o formulário eletrônico para a inscrição do slogan. Cada participante poderá se inscrever com apenas um slogan.

As Fanpages oficiais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (www.facebook.com/smecnp), da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (www.facebook.com/smictur), do Município de Nova Prata (www.facebook.com/pmnprs) e do Concurso (www.facebook.com/sloganparanp) também apresentarão informações sobre o Concurso, bem como fornecerão o link direto para a inscrição.

Encerrada a data de inscrição, os slogans serão analisados pela Comissão Organizadora e pelo Conselho Municipal de Turismo que selecionarão aqueles que cumprirem os requisitos exigidos pelo regulamento, presente no Anexo I deste documento. O processo de análise e classificação acontecerá de 27 a 30 de junho de 2016.

Os slogans aceitos pela Comissão Organizadora e pelo Conselho Municipal de Turismo serão publicados em Fanpage específica do Concurso no Facebook (www.facebook.com/sloganparanp) e estarão disponíveis ao público para votação online. A votação se estenderá de 1º a 15 de julho de 2016. Os cidadãos pratenses, durante esse período, poderão acessar a Fanpage do Concurso e escolher o melhor e mais significativo slogan para a cidade.

Além dos slogans selecionados e elaborados pelos participantes do Concurso, os slogans tradicionais da cidade Terra de Águas Termais, Capital Nacional do Basalto e Cidade Cultura também farão parte da votação online, a fim de promover definitiva consulta popular para escolher uma frase única para Nova Prata.

Os cinco slogans mais votados na Fanpage Oficial do Concurso serão divulgados e premiados durante Cerimônia Oficial de Premiação a ser realizada concomitantemente durante a Abertura Oficial das Festividades de 92 Anos de Emancipação Política e Administrativa do Município de Nova Prata, com data e local a serem confirmadas.

Dos cinco slogans mais votados, o primeiro colocado, além da premiação, será escolhido como slogan oficial do Município de Nova Prata e será objeto de Projeto de Lei a ser encaminhado pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo Municipal. Se aprovado, o slogan será instituído por Lei Municipal, tornando-se patrimônio cultural imaterial do município.

 

 

 

REGULAMENTO

 

Para participar do Concurso Cultural “Um Slogan para Nova Prata”, os interessados deverão submeter-se ao regulamento.